terça-feira, 2 de julho de 2013

ANATEL desenvolve ferramenta para provas de CW

“Servidor desenvolve ferramenta para provas de Código Morse"

  Uma nova ferramenta promete agilizar a aplicação de provas para o radioamadorismo no Brasil. A inovação foi desenvovida por Fábio Fernandes Bezerra, servidor da Gerência Regional do Rio Grande do Sul (GR-5). A criação poderá ser utilizada pelo público externo e servirá para tornar possível a aplicação de provas de Código Morse por qualquer servidor.

  Fábio disse que a ideia de criar a ferramenta surgiu com a percepção do alto grau de dependência da Agência aos Termos de Cooperação com a Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão (Labre). A necessidade da elaboração de uma ferramenta para superar essa dependência ficou mais evidente quando o aplicador oficial de provas da LABRE-RS faleceu, no início deste ano.
   Segundo Fábio, essa percepção foi conjunta. "Não posso deixar de mencionar o apoio incondicional e sugestões de Gustavo Luchine e Rodrigo Guerini", disse.

  "Ao mesmo tempo que conhecíamos a existência de uma solução desenvolvida por empresa terceira sob encomenda da Anatel nos primórdios de sua existência, sabíamos da sua inaplicabilidade por questões técnicas do ponto de vista prático-operacional. Nesse contexto, foi desenvolvida a ferramenta que passará por um período de experimentação local e, em seguida, será incorporada ao conjunto de soluções denominado iSisNet, apresentado por ocasião do 1º Prêmio Anatel de Excelência", completou.

  Na prática, isso vai resolver os anseios da comunidade de radioamadores. Em alguns estados, eles precisavam esperar até um ano para que a Anatel viabilizasse uma prova de Código Morse.

  Pelo regramento vigente, qualquer cidadão que passe nas provas de Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações pode retirar um Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) classe C. No entanto, para que o radioamador possa progredir para as classes B e A, e assim, licenciar estações com maior potência de transmissão e com mais faixas de frequências, é necessário que ele seja aprovado nos exames de Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse.

  Por não dispor de pessoal com conhecimento de Código Morse em cada estado, a Anatel dependia dos Termos de Cooperação, realizados em conjunto com a Labre para a aplicação dessas provas. Com a disponibilização da ferramenta, qualquer servidor da Agência estará apto para a aplicação e correção das provas. A ferramenta também possibilita uma padronização nacional e critérios objetivos de avaliação.

  Fábio faz parte da equipe que venceu, em 1º lugar, o Prêmio Anatel de Excelência - categoria Escritórios e atualmente é instrutor de dois cursos internos sobre as ferramentas de sua autoria.”

73, Gustavo – PT2ADM

2 comentários: